Duvidas Frequentes

  • Porque energia solar ‚ um bom neg¢cio?

    Atualmente, a energia solar já é mais barata que a energia que utilizamos das concessionárias de energia. O Sol, o único recurso que precisamos, é abundante e gratuito. Com o aumento das tarifas de energia elétrica ocorridas no final de 2014, a geração solar ficou ainda mais atrativa do ponto de vista financeiro. E com o contexto energético brasileiro, a tendência é que novos aumentos das tarifas aconteçam. Ao adquirir o sistema de Energia Solar Fotovoltaíca, você se mantém imune aos aumentos tarifários, passando a gerar sua própria energia.

    Quais as vantagens que terei se houver racioamento?

    No racionamento ocorrido no Brasil em 2001 foi fixado um limite máximo de consumo elétrico para os clientes residenciais. Em um eventual novo racionamento, caso o consumo máximo residencial seja novamente estabelecido, os micro e mini geradores terão vantagem, pois gerarão sua própria energia. Vale lembrar que as regras sobre este ponto ainda não foram estabelecidas pelos órgãos competentes..

    Como funciona um sistema de energia solar?

    O sistema fotovoltaico é composto basicamente por 2 componentes: módulos fotovoltaicos e inversor. Os módulos são responsáveis por captar a luz do sol e transformá-la em energia elétrica. Já o inversor é o cérebro do sistema, responsável por compatibilizar a energia gerada pelos módulos com a energia que vem da concessionária. É importante ressaltar que o sistema funciona de forma completamente automática. Ou seja, você não precisará se preocupar com absolutamente nada, pois a compatibilização da energia da rede com a energia produzida pelos painéis é 100% automatizada.

    Quais os custos de manuten‡Æo?

    Uma das grandes vantagens de um sistema solar fotovoltaico é a baixa necessidade de manutenção. Grande parte dos equipamentos são projetados para durarem mais de 25 anos, sem nenhum tipo de intervenção. A única necessidade recorrente é a limpeza dos painéis, que acumulam sujeiras e detritos, que podem levar à diminuição da performance do sistema. Porém, para isso podemos contar com a chuva, que faz todo este duro trabalho para nós.

    Como ‚ feito o projeto da minha casa ou empresa?

    Ao entrar em contato com a Geravolt Energia Solar, um consultor exclusivo irá acompanhar o seu projeto do início ao fim. Com a sua conta de luz em mãos, nossa equipe de engenharia começa a fazer o dimensionamento do seu projeto. Através de softwares, inteligência remota e imagens de satélites fazemos um dimensionamento de forma segura, sem nenhum custo. Toda a homologação, que é o processo de regularização do projeto junto à concessionária de energia local, é feita pela Geravolt, restando aos nossos clientes apenas desfrutar da redução em suas contas de luz.

    Como ‚ feita a instala‡Æo?

    Seguimos os mais altos padrões de engenharia na instalação. Possuímos NR-10 e NR-35 (normas de segurança para trabalho em altura e eletricidade), além de contarmos com técnicos altamente capacitados.

    Como energia fotovoltaica, ‚ poss¡vel utilizar dos os aparelhos el‚tricos comuns?

    Sim, a energia solar fotovoltaica tem a mesma utilidade da energia elétrica convencional. No entanto, é necessário um projeto de instalação de painéis condizente com a demanda.

    Consigo zerar minha conta de luz?

    Caso seu projeto seja feito de forma a produzir toda a energia elétrica que você necessita, a sua conta de luz será praticamente zero, restando apenas um valor mínimo referente à iluminação pública e à taxa de disponibilidade da rede.

     poss¡vel desligar minha liga‡Æo com a concession ria de energia e ficar independente?

    Sim, mas caso sua residência seja atendida por alguma concessionária de energia este tipo de projeto não é recomendável. Para se tornar independente da rede elétrica é necessário armazenar a energia gerada pelo sistema em baterias. As baterias ainda são muito caras, o que torna este tipo de projeto economicamente inviável em situações onde há fornecimento de energia pela concessionária.

    O sistema de energia solar vai gerar barulho, como um gerador tradicional?

    Não. Outro grande benefício do sistema fotovoltaico é a não emissão de ruídos. Diferente de um gerador tradicional, a luz do sol é convertida em energia elétrica por um processo que não gera barulho nem gases. Você não vai ter que mudar em nada sua rotina e o sistema funciona de forma totalmente automática, sem nenhuma necessidade de intervenção.

    O que ‚ e como se faz a Homologa‡Æo?

    Homologação é o nome dado ao processo de regularização do projeto de geração fotovoltaica junto à concessionária de energia local. Este consiste no envio do projeto de engenharia detalhado à concessionária, que analisa e aprova o projeto. Uma vez instalado, a equipe da concessionária faz uma vistoria técnica autorizando a ligação do sistema. Todo esse trâmite é resolvido pela Geravolt, restando a você apenas usufruir da energia do sol.

    Qual a durabilidade do sistama?

    Uma das principais vantagens de um sistema fotovoltaico é sua durabilidade. A Geravolt trabalha apenas com as melhores marcas do mercado, devidamente certificados pelo Inmetro.

    Quais os benef¡cios para o planeta?

    A energia fotovoltaica é livre de geração de gases de efeito estufa, os principais responsáveis pelas mudanças climáticas. Diferente da geração termoelétrica ou nuclear, onde gases e resíduos são gerados, a energia solar é limpa. Outro ponto importante é a não necessidade de desmatamento ou alagamento de grandes áreas, fatores recorrentes em construções de grandes usinas hidroelétricas. Além disso, a energia do sol é renovável e inesgotável. Ou seja, o sistema solar passa a contribuir para a redução das mudanças climáticas e a segurança energética das futuras gerações.

     poss¡vel monitorar o desempenho do meu sistema de gera‡Æo de energia solar?

    Sim, a M Estrutura Solar oferece um aplicativo para celular e tablets que permite que você monitore em tempo real a quantidade de energia que está sendo gerada. Este aplicativo oferece relatórios Da mesma forma é possível analisar a energia produzida num certo período (anual, mensal, semanal).