Sistema OFF-Grid

OFF-GRID  (Sistemas Isolados)

Os sistemas isolados possuem esse nome por não serem conectados à rede elétrica. Este tipo de sistema se autossustenta através da utilização de baterias. Por isso, o sistema é completo e deve incluir todos os componentes dos três blocos:

• Bloco gerador: painéis solares; cabos; estrutura de suporte.

• Bloco de condicionamento de potência: inversores; controladores de carga.

• Bloco de armazenamento: baterias.

A energia produzida é também armazenada nas baterias, que garantem o funcionamento do sistema em períodos com pouca - ou nenhuma - luz solar, como dias nublados ou à noite. Durante o dia, em momentos em que a produção de energia supera o consumo, o excesso é enviado ao banco de baterias e será usado à noite para abastecer a rede e manter a energia funcionando.

Por não serem conectados à rede, o cálculo das baterias necessárias deve ser feito por um especialista, já que é preciso dimensioná-las levando em conta as características climáticas do local e a demanda de energia sobre o sistema. Ou seja, a conta deve levar em conta se o local possui mais dias chuvosos ou ensolarados para que o sistema não seja interrompido, deixando o local sem energia.

Esses sistemas, quando de pequeno porte, são geralmente indicados para a utilização em antenas de comunicação, monitoramento de radares, residências e empreendimentos em locais remotos. Já os sistemas de grande porte são indicados para clientes com altas demandas energéticas e que estão situados em localizações de difícil acesso à rede. Estes locais devem receber altos índices de radiação solar.

Funcionamento do sistema Off-Grid durante o dia

 

 

Funcionamento do sistema Off-Grid durante a noite

 

1. Painéis Solares

Células fotovoltaicas encontradas nos painéis solares captam as radiações solares (luz e calor) e a transformam em energia elétrica em corrente contínua (CC). 

2. Controlador de Carga

Controla a carga/voltagem (advinda dos paineis) que entra na bateria para evitar sobrecargas ou descargas.

3. Baterias

Garantam o fornecimento de energia para o sistema quando não há sol.

4. Inversor

A energia captada pelos paineis se encontra em CC (corrente contínua). Muitos aparelhos residenciais não funcionam com a CC então o inversor tem a função de converter a CC em CA (corrente alternada).